Os fechos são elementos essenciais para o design de joias e acessórios, pois garantem a segurança e a facilidade de uso das peças. Existem vários tipos de fechos, cada um com suas próprias características e aplicações.


Fecho mola: o fecho de mola é composto por duas argolas sendo uma com mola para encaixar na outra. É muito usado em pulseiras e colares. O mais popular dos fechos e também muito seguro.

Fecho boia: pode ser feitas apenas com corda e têm um estilo mais despojado, enquanto outras são feitas com couro ou metal e têm um aspecto mais sofisticado e parecida com o fecho mola. Algumas pulseiras têm mais de uma boia, criando um efeito de camadas, e outras têm uma única boia como destaque.

Fecho de pressão: o fecho de pressão é composto por duas peças que se encaixam uma na outra e se mantêm juntas por meio de pressão. É muito usado em pulseiras e relógio, é extremamente seguro e fácil de usar.

Fecho magnético: o fecho de ímã é composto por duas peças, uma com um ímã e outra com um metal atrativo. Ele é muito fácil de usar, sendo indicado para pessoas que têm dificuldade em manusear outros tipos de fecho. É muito usado em pulseiras.

Fecho gancho: o fecho de gancho é um dos tipos mais comuns de fecho. Ele consiste em um gancho que se encaixa em uma argola para prender a peça. É fácil de usar e muito versátil, podendo ser usado em colares, pulseiras e brincos.
